A plataforma HyperManage entrega uma grande riqueza de funções de gerenciamento a ferramentas para ajudar na entrega de uma maior qualidade de serviço a baixo custo.
O HyperManage é capaz de gravar todas as sessões de gerenciamento realizadas pelos diferentes técnicos: permitindo o acesso a estas sessões aos gerentes, supervisores técnicos, colegas ou mesmo usuários se for desejável. O sistema ajuda a coordenar o trabalho, promove a eficiência, colaboração e serviço mais eficiente.

O monitoramento de switches baseado em SNMP e/ou via serial permite que os técnicos concentrem-se em suas tarefas sem a necessidade de monitorar outros dispositivos por eventos críticos. O HyperManage pode ser configurado para tomar diferentes ações como o envio de alerta por e-mail, SMS ou até ligação telefônica para alertar o técnico responsável sobre eventos críticos no switch. A detecção do problema não é baseada somente no envio de SNMP traps do roteador, pois em muitos casos, uma falha no roteador ou uma falha na rede gera um problema de rede que não irá permitir o recebimento de traps pelo centro de gerenciamento:
Pela função de monitoramento ativo de serial o sistema analisa ativamente o status do roteador através da porta de console e mesmo no caso de um roteador completamente "morto" irá gerar o alarme apropriado. Mesmo uma falha de energia pode ser reportada e isto ajuda dando um gerenciamento monitorado completo de todos os switches, e isto é especialmente importante em switches de missão crítica (core).
O HyperManage tem um sistema de gerenciamento integrado que permite o gerenciamento de alarmes a serem observados em todos os detalhes e qualquer ação, desisão, planejamento e conexão torna-se parte do procedimento de tratamento do alarme e isto é essencial para a coordenação do processo de resolução, que na maioria das vezes envolve pessoas diferentes e pode também ser usado para dar alguma visibilidade, por exemplo, aos clientes e/ou usuários do processo que está ocorrendo.
Do ponto de vista da configuração do sistema, o acesso aos alarmes gerados pelos roteadores é concedido aos usuários/técnicos elegíveis caso a caso.
De fato o gerenciamento de Alarmes e do processo de intervenção é uma característica nativa do HyperManage que dá acesso aos usuários/técnicos elegíveis ao histórico de todos os alarmes e atividades de intervenção realizadas em um roteador específico auxiliando na tomada da decisão correta quando surge uma nova situação.
O sistema pode gerar também as estatísticas de SLA do processo de intervenção do roteador que podem também ser acessíveis aos usuários/técnicos/clientes elegíveis e assim por diante.