Switch Console Access via Serial Console port
Esta conexão é realizada conectando-se a porta serial de console do switch a (uma das) portas seriais físicas do HyperNode.
Esta conexão permanece operacional independentemente do status da rede local ou da WAN do roteador, desde que o HyperNode tenha uma rota para alcançar o HyperServer, seja via link WAN/LAN primário ou via conexão de rede secundária ou uma conexão out-of-band, como um link baseado em 3G criado através da inserção de uma chave USB 3G no HyperNode.
A função de controle de fornecimento de energia ao switch também permanecerá funcional: isto permitirá não somente manter ativa a console serial do roteador mas também um "cold boot" no mesmo caso necessário.
A porta serial de console permanece acessível e operacional mesmo durante as fases de reset e reboot do switch. Isto permite aos técnicos intervir durantes estas fases tornando possível realizar mudanças ou mesmo uma recarga completa das configurações primárias do roteador ou mesmo uma recarga ou upgrade de firmware.
Tudo isto pode ser realizado enquanto as portas de LAN/WAN do roteador estão inoperantes ou inalcançáveis.
O login pode ser realizado pela função de auto-login do HyperManage. Isto faz com que as credenciais de login de gerenciamento do roteador sejam de conhecimento do servidor e nunca do técnico ou usuário acessando o equipamento.

Controle Remoto de Energia
Esta aplicação permite desligar e ligar o switch como quando é necessário realizar um"cold boot". 
Durante o processo de cold boot, a conexão remota via porta de console serial irá permanecer ativa mesmo durante o processo de boot: isto permite manter o controle na fase de boot, sendo possível realizar entrada de dados e comandos na porta de console quando forem necessários.

Procedimento de Backup Automático
O backup de todas as alterações na configuração de switches Cisco pode ser realizado de forma automática. As mudanças podem ser acessadas, comparadas e recarregadas quando for necessário.
Para todas as outras marcas, os backups podem ser enviados manualmente para um servidor central para estarem sempre acessíveis aos usuários permitidos.

Procedimentos de login automático
O procedimento de login que dá acesso ao roteador com o nível de privilégio escolhido a um técnico, pode ser realizado centralmente pelo HyperServer através da função de auto-login do HyerManage. Tal característica é tão importante que foi disponibilizada na maioria dos equipamentos suportados pelo HyperManage. Isto deixa as credenciais (nomes de usuário, senhas, etc...) necessárias pra o login nos diferentes equipamentos conhecidos apenas pelo HyperServer. Isto permite o gerenciamento centralizado da segurança, e é muito útil em muitas circunstâncias: quando o acesso do técnico a um equipamento tem de ser suspenso ou acesso do técnico a todo o sistema tem que ser suspenso, esta operação pode ser realizada mudando os direitos do usuário centralmente. Se o técnico deixa a empresa sua chave RSA pode ser desabilitada e nenhuma outra medida de segurança é necessária porque nenhum técnico tem conhecimento das credenciais necessárias para acesso aos diferentes equipamentos.

Conexão fisica aos equipamentos Ciscosimplificada
A conexão de console serial do HyperNode a um equipamento Cisco pode ser realizada usando-se um cabo RJ-45 direto.